ABRI AS PORTAS A CRISTO, é o tema escolhido para este encontro internacional de jovens que neste momento estão a viver com as Irmãzinhas e Pessoas Idosas em Lisboa.

São várias as atividades que diariamente realizam: o serviço directo aos Residentes, a oração e os encontros fraternos, têm um peso importante, pois estes permitem, tanto aos jovens como as Irmãzinhas participarem da alegria que brota da hospitalidade.

Aqui poderão ver algumas imagens de como as jovens provenientes de Espanha e Portugal vivem estes dias. Isto leva-nos a rezar pela juventude e ao mesmo tempo dar graças a Deus porque o carisma de Santa Joana Jugan mantém-se vivo na Igreja.

DIA 16 – ACOLHIMENTO DOS RESIDENTES

Depois dum descanso bem merecido, iniciou-se o encontro tão esperado pelas jovens como também pelas Residentes e Irmãzinhas.  Pela tarde, no salão de festas, os Residentes com trajes típicos da terra lusitana, apresentaram diferentes usos e costumes de algumas regiões. As jovens por sua vez, agradeceram com alguns cantos preparados para esta a ocasião.

DIA 17 de julho.

“Fazer felizes os Velhinhos é tudo…..“ dizia Santa Joana Jugan às noviças. Por isso, neste 2º dia de encontro teve lugar um passeio ao jardim zoológico de Lisboa. Uma alegria para todos, particularmente para aqueles que desfrutam com os animais, como podemos ver nas fotos que se seguem.

DIA 18 de julho.

A formação tem um lugar importante nestes dias de encontro. Pela manhã, o dia inicia-se com a oração: meditação, laudes… Mas neste dia concreto, um jovem sacerdote encontrou-se com as jovens para lhes falar e levar a misericórdia de Deus, pela palavra e pelo dom do Sacramento da Reconciliação, para aquelas que o desejavam. A Adoração ao do Santíssimo Sacramento encerrou este dia de oração e encontro com Cristo.

Os encontros comunitários com as irmãzinhas, o encontro intergeracional são duma riqueza inestimável. A alegria vê-se nos rostos.

DIAS 19 e 20 de Julho

Na vida das Irmãzinhas dos Pobres, o peditório faz parte integrante da sua vocação. Seguindo os passos traçados por Santa Joana Jugan, as Irmãzinhas não hesitam em pedir o pão para os seus Pobres. Por isso, nestes dias, uma grande parte do tempo foi dedicado a pedir num supermercado não muito longe da casa de Campolide. Aí as irmãzinhas, colaboradores e jovens encontraram numerosas pessoas dispostas a partilhar dos seus bens em favor das Pessoas idosas. “Quanta gratidão devemos aos nossos benfeitores, sem eles não poderíamos fazer nada!” Dizia a Irmã Maria da Cruz.

DOMINGO 21 de Julho

Este dia foi mais tranquilo; não podemos esquecer que o Domingo, é o Dia do Senhor, e portanto o centro desse dia foi a Eucaristia. Pela manhã depois da hospitalidade, as jovens e as irmãzinhas que estavam mais responsáveis delas, reuniram-se para lerem e partilhar o Evangelho do dia. Alguma das jovens, aproveitando da boa temperatura, passeou algum residente pelo jardim. Terminada a Eucaristia, foi a despedida de duas jovens portuguesas que não podiam ficar todo o tempo do encontro, mas outras duas espanholas chegaram pela noite  desse mesmo dia.

Pela tarde viram um filme sobre o perdão. Nesse filme aparecem vários testemunhos de pessoas de diferentes países do mundo que muito sofreram no corpo e na alma e, com a graça de Deus foram capazes de perdoar aqueles que lhes fizeram tanto mal. Em vez de se fecharem em si mesmos, foram capazes de abrir-se à graça e perdoar desde o mais intimo do seu coração. São verdadeiros exemplos de súper heróis.

 

2ª Feira, 22 de Julho.

Lisboa é uma cidade maravilhosa, com imensos lugares repletos de arte e encanto. Por isso, não podíamos deixar passar esta oportunidade de visitar a capital Lusa.

Evidentemente que a oração, hospitalidade, formação e Eucaristia ocuparam a manhã, e a tarde foi dedicada a esse passeio por Lisboa. Uma maravilha!

 

TERÇA-FEIRA 23 de Julho.

Este dia foi esperado com ilusão, pois durante a manhã no tempo de formação iriam conhecer melhor Santa Joana Jugan.

Meditando alguma das suas frases, rezá-las em silêncio e partilhar, puderam conhecer melhor a sua alma, a sua vida… Outro tema que sobreveio, foi a salvação das almas através da oração do terço.

Pela tarde teve lugar o jogo da ‘oca’ de Joana Jugan em tamanho natural. Foi um êxito! A maior parte dos Residentes não conhecia este jogo. Havia quatro grupos, cada um com uma cor e com uma jovem como pião. O dado era enorme e os Residentes por turnos, atiravam-no. As perguntas eram sobre o Evangelho e a vida de Joana Jugan. Foi uma tarde muito animada, todos queriam ganhar, como é normal, mas a vitória tocou ao grupo de cor amarela.

QUARTA-FEIRA 24 de Julho

Depois duma manhã calma, alimentada pela oração e a hospitalidade, chegou a tarde bem movimentada.

Neste dia celebram-se os aniversários dos Residentes com um lanche preparado pelas jovens e a ajuda das irmãzinhas, crepes, que por certo estavam uma delícia.

Os Residentes estavam felicíssimos! Apreciam tanto os crepes, que alguns chegaram a comer três o quatro. Por outro lado as jovens estavam radiantes por os terem elas mesmas preparado. Esta mesma tarde, chegou outra jovem proveniente do Porto.

A tarde terminou com a oração do terço e as Vésperas. E com o salmista dissemos: “É bom dar graças ao Senhor.”

QUINTA-FEIRA 25 de Julho

Os dias avançavam e aproximava-se a peregrinação a Fátima, que se realizou no sábado seguinte. Por este motivo, durante a formação deste dia, aprofundámos a Mensagem de Fátima para assim a conhecer melhor e aproveitar ao máximo do dia da peregrinação.

Pela tarde, outra peregrinação, desta vez o Santuário de Cristo Rei.

Aí, jovens e irmãzinhas deixámo-nos abraçar pelo Amor Misericordioso de Cristo. As imagens dizem mais que as palavras.

SEXTA-FEIRA 26 de Julho

A formação deste dia, foi um encontro onde predominaram as perguntas. As jovens expuseram as suas inquietações, dúvidas, deram as suas opiniões, etc…. Foi um bom intercâmbio de ideias realizado num diálogo sereno e familiar.

Pela tarde, sem esperarmos, veio um periodista de Vatican News. Ao ter conhecimento de que estávamos realizando este encontro, quis entrevistar as jovens e algumas irmãzinhas sobre o encontro e a Congregação. A notícia foi publicada alguns dias depois, e está disponível na web.

Como era o dia dos avós (São Joaquim e Santa Ana), preparámos um lanche ajantarado no jardim. A música portuguesa e alguns bailes não faltaram. O tempo estava esplêndido e os Residentes desfrutaram muito.

SÁBADO 27 de Julho

Este dia de peregrinação a Fátima, era o mais esperado! Saímos às 9h e chegámos para a Missa das 11h na Basílica da Santíssima Trindade. Uma Missa solene, já que coincidiu com a peregrinação anual da família religiosa dos Combonianos. Três irmãzinhas da casa do Porto reuniram-se ao grupo neste dia.

Terminada a Eucaristia, visitámos a Basílica do Rosário, aí junto aos túmulos dos pastorinhos, confiámos todas as intenções. Depois do almoço fraterno dirigimo-nos para Aljustrel para visitar as casas dos pastorinhos. Aqui tivemos a oportunidade de cumprimentar a sobrinha de Lúcia, sempre disponível para acolher os peregrinos e rezando continuamente o terço. Fomos também aos Valinhos, lugar onde o anjo deu a comunhão aos pastorinhos. Durante o trajecto rezámos o terço, cantámos… e regressámos ao Santuário. Houve um tempo livre em que cada uma podia utilizá-lo como quisesse: rezar, adoração ao Santíssimo, comprar alguma recordação etc..

Algumas jovens percorreram de joelhos o trajecto que vai desde a Cruz até à capelinha. Duas delas fizeram-no em nome da sua avó que tinha feito uma promessa e por razões de saúde não a podia cumprir.

Como havia que repor as forças, juntámo-nos de novo para comer algo e partir para a Capelinha a fim de participar no terço e procissão das velas. Esta oração com tantos peregrinos e de tantas nacionalidades, impressionou muito as jovens. Foi um dia inesquecível para todas. Nossa Senhora de Fátima interceda por nós.

DOMINGO 28 de Julho

Depois do dia anterior tão intenso, passado junto a Nossa Senhora, chegámos ao Domingo, dia do Senhor. Este foi um dia mais de descanso.

Pela tarde diante do Santíssimo Sacramento exposto, puderam adorar e dar graças ao Senhor por estes dias tão bons e que estavam a chegar ao fim.

Os encontros comunitários e a atenção aos Residentes, tiveram sempre um lugar importante no decorrer destes dias.

SEGUNDA-FEIRA 29 de Julho

Dia após dia, este encontro vivido com tanta intensidade, chegava ao final. Este foi um dia de balanço e despedida. Pela manhã, durante a formação habitual, as jovens puderam meditar e pensar sobre os dias passados e sobre as graças que receberam da parte do Senhor.

Pela tarde, tiveram tempo livre, pois queriam preparar algo para dar aos residentes, empregadas e irmãzinhas em agradecimento. Preparam uns postais em forma de coração com uma frase.

Um momento de oração diante do Santíssimo Sacramento, para agradecer a Deus estes dias passados juntas, e ao mesmo tempo agradecer também tantas graças recebidas. A exortação apostólica do Papa Francisco aos jovens “Cristo vive” foi o fio condutor deste tempo de oração.

Durante o jantar dos Residentes, as jovens passaram pelos refeitórios deles, cantando e despedindo-se de todos. Foi um momento emocionante, as lágrimas saltavam dos olhos de alguns Residentes, e das jovens nem falar…

O encontro com a comunidade e o jantar no jardim, seguido da oração de Completas concluiu estes dias tão maravilhosos.

CONTINUARÁ…

Sim, continuará porque estes dias foram como uma semente que cai em terra e dá fruto. Sem saber como, o que se semeou dá fruto com a Graça de Deus.

Noticias