Da casa de Lisboa as Irmãzinhas contam-nos como viveram esta jornada de grande festa:

Duas jovens quiseram passar connosco a festa de Santa Joana Jugan. No primeiro dia, participaram com as Pessoas Idosas numa exposição sobre Joana Jugan: um resumo da sua vida, como preparação para a sua festa, e viram um filme em banda desenhada.

Na véspera, fez-se na Capela uma vigília de oração. Esse momento de oração teve como tema seis frases de Santa Joana e um pequeno texto para rezarmos e o interiorizarmos na presença do Senhor e a cada frase uma Pessoa Idosa levava e deponha aos pés da imagem de Santa Joana Jugan uma pequena vela, com ajuda duma Irmãzinha. A imagem de Santa Joana Jugan estava bem ornamentada com flores e velas. A vigília prolongou-se com o terço meditado, confiando a Maria toda a Congregação e, de seguida rezavam-se as primeiras Vésperas. Algumas pessoas amigas e vizinhas vieram rezar connosco.

No dia 30 de Agosto dia da festa litúrgica de Santa Joana Jugan, foram muitas as pessoas amigas, associados e voluntários que participaram na celebração da Eucaristia. Depois pelas 15h e 30 tivemos uma tarde recreativa com o jogo de Joana Jugam que foi muito animado. Havia quatro equipas e em cada equipa havia uma Irmãzinha, um bom grupo de Pessoas Idosas, uma jovem e voluntários. As diferentes equipas eram identificadas por um fita vermelha, verde, azul e amarelo. As jovens faziam, como no xadrez, o papel de pião avançando ou recuando em cima do jogo, conforme o número do dado que era lançado por um residente à sua vez. Ao longo do percurso encontrava-se perguntas, tanto bíblicas como sobre a vida de Santa Joana Jugan, que cada equipa tinha de responder e respondiam muito bem. Houve muita animação e todas as equipas queriam ganhar, mais foram os verdes que chegaram à meta final.

Por fim podíamos dizer como Joana Jugan: “Bendito seja Deus!”.

Noticias