O Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos no 4° domingo de Julho. Sob o lema «Eu estou convosco todos os dias», toda a Igreja celebrará pela primeira vez este Primeiro Dia dos Avós e dos Idosos.

Na preciosa mensagem que o Papa escreveu para esta ocasião, o sucessor de Pedro coloca-se do lado dos idosos, chamando-se a si próprio «um homem velho como tu». Com grande cercania, o Papa quer assegurar a todos, estando consciente do grande sofrimento que a pandemia causou, especialmente aos idosos, que a Igreja não os abandona, que está ao seu lado, que se preocupa com eles. É uma mensagem cheia de esperança e ternura, ao mesmo tempo que os chama a serem portadores e transmissores do dom da fé às novas gerações, «para cuidar das raízes, para transmitir a fé aos jovens e para cuidar dos mais pequenos».

Além disso, a Penitenciária Apostólica concede a Indulgência Plenária aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que participarão a 25 de Julho de 2021 na celebração que será presidida pelo Papa Francisco na Basílica Papal no Vaticano ou nos vários eventos que terão lugar em todo o mundo. A indulgência é também concedida aos fiéis que dedicam tempo adequado a visitar os seus irmãos mais velhos em necessidade ou em dificuldade. Aqueles que não puderem sair de casa por uma razão séria receberão a indulgência de se juntarem espiritualmente às celebrações deste dia através dos meios de comunicação social.

A Penitenciária Apostólica recorda na sua nota as três condições habituais exigidas pela Igreja para obter a indulgência: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração de acordo com as intenções do Sumo Pontífice.

Noticias