A esquadra da polícia no bairro de Campolide, onde se situa a casa das Irmãzinhas dos Pobres em Lisboa, organizou um concurso para os idosos que se encontram numa das residências ou centros de dia do referido bairro. Este concurso consistiu na preparação de um objecto relacionado com a polícia, feito de material reciclado.
As Irmãzinhas encorajaram alguns dos residentes a participar no concurso. Dois deles, guiados pelo muito hábil trabalhador da manutenção, conseguiram fazer um polícia de cartão de enorme dimensão; foram necessários quase dois meses para esta obra de arte.
Finalmente chegou o dia em que o polícia chegou a casa, juntamente com o fotógrafo da câmara municipal, e ficaram realmente impressionados ao verem o polícia que tinham conseguido fazer, tudo a partir de material reciclado, como as regras da competição exigiam. Perguntaram se o podiam pintar, por isso começaram a trabalhar.
Foi um grande sucesso! Os dois residentes, juntamente com o seu assistente, João Pires, tiveram a honra de ver o seu gigantesco agente da polícia à porta da esquadra, dando as boas-vindas a todos. Vale a pena notar os detalhes: cassetete, arma, botas, boné, os escudos e outros emblemas, e as cores uniformes correspondentes.
Como esperado e bem merecido, os três artistas Eduardo, Inès e João ganharam o primeiro prémio. A equipa ficou feliz por poder colocar as suas competências ao serviço dos outros e agradecer à polícia pelo trabalho que desenvolve para o bem de todos os cidadãos. O prémio aguarda-os: um pequeno-almoço num hotel luxuoso da cidade, uma refeição numa «churrascaria» e uma visita turística à parte antiga da cidade.
Todos na casa partilharam da felicidade dos vencedores, pois viram «o polícia» crescer, um verdadeiro deleite para toda a casa!

Ver todas as fotografias

Noticias