JA PENSASTE ALGUMA VEZ, FAZER DA TUA VIDA UMA MARAVILHOSA AVENTURA?
A pergunta que espontaneamente surge é “o que pode levar hoje em dia, uma jovem a querer entregar a sua vida ao serviço das Pessoas idosas como Irmãzinha dos Pobres?
Tal compromisso é a resposta a uma chamada, ao olhar amoroso que Jesus lhe faz sentir ao dizer-lhe: “Vem e segue-me”.
Uma jovem, que depois de conhecer a alegria do apostolado segundo o carisma das Irmãzinhas dos Pobres, pensa responder a esta chamada, começa por passar alguns meses ao serviço das Pessoas idosas numa das Casas da Congregação. É o que chamamos “Postulantado”. Este período de transição permitir-lhe-á compreender melhor em que consiste a vida duma Irmãzinha.
No final deste período, se a jovem deseja seguir este caminho deverá solicitar a entrar no “Noviciado”. As Irmãzinhas Noviças vivem numa Comunidade fraterna. Durante 2 anos recebem uma formação apropriada que as ajudará a melhor conhecer as exigências da vida religiosa.
A Oração, a meditação da Palavra de Deus, o estudo das Constituições e a História da Congregação são o fundamento desta formação. Dois períodos de actividade apostólica numa das Casas da Congregação permitem à Noviça de partilhar totalmente a vida duma Comunidade e apreciar ainda mais o carisma recebido de Joana Jugan: amar as Pessoas idosas pobres, servindo-as com humildade.
Ao terminar estes dois anos, a Irmãzinha Noviça, prepara-se para fazer a profissão religiosa. Este compromisso que realizará primeiro por dois anos e renovará depois por três anos será selado pelos votos de castidade, pobreza e obediência que expressam o seu amor a Deus e o desejo de Lhe entregar toda a sua vida. As Irmãzinhas além destes três votos fazem ainda um quarto voto mais: o de hospitalidade, dado que são consagradas por Deus em vista de servir as Pessoas idosas.
Depois da profissão temporária, a jovem Irmãzinha é destinada durante 2 anos, a uma das nossas Casas. Seguidamente durante 1 ano, receberá uma formação espiritual e apostólica, podendo depois fazer diversos estudos profissionais, segundo as suas capacidades.
Ao final deste caminho e depois de um ano de formação passado na Casa Mãe, num ambiente de oração e recolhimento, chegará o momento da Profissão perpétua. Fortalecidas no Amor irão depois pelo mundo inteiro levando a Boa Nova de Jesus ressuscitado radiantes de pertencer para sempre à grande família de Joana Jugan.