«TRATAI BEM DOS VELHINHOS, POIS NELES É JESUS EM PESSOA QUE VÓS TRATAIS»
Joana Jugan
ASSOCIAÇÃO JOANA JUGAN
Ao serviço das Pessoas idosas,
no espírito das Bem-aventuranças,
em colaboração com as Irmãzinhas dos Pobres.
Poder partilhar o carisma dos Institutos religiosos com os leigos abre hoje “um novo capítulo, rico de esperanças, na história das relações entre pessoas consagradas e o laicado”, escrevia em 1996 o Papa João Paulo II às pessoas consagradas.
A Associação Joana Jugan, aprovada pela Igreja no dia 5 de Setembro de 1998, entra bem nesta linha de renovação e de esperança. Se a colaboração entre as Irmãzinhas e os leigos existe desde a origem da Congregação, a sua concretização sob a forma actual marca um novo passo nas suas relações.
A Associação oferece aos leigos, homens e mulheres, a oportunidade de partilhar as riquezas espirituais herdadas de Joana Jugan, participar na sua missão apostólica de hospitalidade para com as Pessoas idosas pobres e dar a conhecer a sua Fundadora ali onde vivem ou trabalhem.
Joana Jugan via a hospitalidade como um humilde serviço fraterno, unindo numa mesma família as Irmãzinhas, as Pessoas idosas e os colaboradores leigos que desejam servir a Cristo na pessoa dos seus irmãos e irmãs mais idosos. A Associação é uma resposta contemporânea a esta visão profética de Joana Jugan que conta com 2.065 membros repartidos pelas nossas casas de todo o mundo.
Os associados partilham o espírito de Joana Jugan, que é o espírito das Bem-aventuranças: espírito de mansidão e de humildade, no serviço alegre e desinteressado das Pessoas idosas, nas quais reconhecem a pessoa de Cristo. Animados por este espírito, contribuem: acolhendo-os, fazendo-os felizes, ajudando-os a viver num ambiente familiar, acompanhando-os espiritualmente respeitando as suas crenças e sendo para eles um apoio até à morte. Cada membro da Associação é chamado a desenvolver em si as atitudes espirituais vividas por Joana Jugan:
- Fé viva e confiança na Providência,
- Amor pessoal a Cristo, reconhecido nas Pessoas idosas,
- Esquecimento de si próprio e espírito de louvor.
Os membros da Associação Joana Jugan participam na missão apostólica confiada pela Igreja às Irmãzinhas: a hospitalidade para com as Pessoas idosas pobres. Cada membro compromete-se em colaborar, segundo as suas capacidades, disponibilidade e obrigações familiares ou profissionais
As formas de ajuda são diversas. Podem ser:
- participação nos trabalhos hospitalários,
- animação pastoral, recreativa, cultural,
- contribuição à entre-ajuda missionária,
- serviço directo numa casa de missões das Irmãzinhas,
- oferecimento das suas orações e sofrimentos pelas intenções da Congregação.
Podem formar parte da Associação Joana Jugan aqueles católicos, homens e mulheres, que tenham cumprido 18 anos e desejem viver duma maneira mais comprometida a sua fé cristã, colaborando na missão apostólica das Irmãzinhas dos Pobres.
Depois dum período inicial, que consta dum tempo de formação, o compromisso da Associação é selado com uma promessa anual, segundo a seguinte fórmula:
«Ante Vós, Senhor Jesus, com a Tua graça e sob a protecção de Nossa Senhora, comprometo-me na Associação Joana Jugan das Irmãzinhas dos Pobres, por um ano. Prometo servir-Te com alegria e amor nas Pessoas Idosas, seguindo o exemplo de humildade e confiança que Joana Jugan nos deixou».