ANO DA VIDA CONSAGRADA
Logotipo
Vita consecrata in Ecclesia hodie. Evangelium, Prophetia, Spes.
Uma pomba sustém levemente sobre a sua asa um globo poliédrico, en
quanto plana sobre o fluir das águas de onde surgem três estrelas, prote gidas pela outra asa.
O Logotipo para o Ano da Vida Consagrada, expressa por intermédio de símbolos os valores fundamentais da Vida Consagrada. Nela se reconhece a «obra incessante do Espírito Santo, que vai explanando, ao longo dos séculos, as riquezas da prática dos conselhos evangélicos através dos múltiplos carismas, e que, também por este caminho, torna o mistério de Cristo perenemente presente na Igreja e no mundo, no tempo e no espaço» (VC5).
O sinal gráfico que desenha o perfil da pomba corresponde em árabe à palavra Paz: um chamamento à vocação à Vida Consagrada para que seja exemplo de reconciliação universal em Cristo.
OS SÍMBOLOS NO LOGOTIPO
A POMBA SOBRE AS ÁGUAS
A pomba pertence à simbologia clássica para indicar a ação do Espírito Santo fonte de vida e inspirador de criatividade. É uma referência aos inícios da história: no princípio, o Espírito de Deus pairava sobre as águas (cfr. Gn 1,1).
A pomba, que plana sobre um mar cheio de vida sem o exprimir, recorda a fecundidade paciente e confiada, enquanto os sinais que a rodeiam revelam a ação criadora e renovadora do Espírito. A pomba evoca também a consagração da humanidade de Cristo no Batismo.
As águas formadas por peças de mosaico, indicam a complexidade e a harmonia dos elementos humanos e cósmicos, que o Espírito faz “gemer” segundo os misteriosos desígnios de Deus (cfr. Rm 8, 27), para que convirjam no encontro, acolhedor e fecundo, que leva a uma nova criação, ainda que estejam ameaçados por um mar de hostilidades – a pomba voa sobre as águas do dilúvio (Gn 8, 8-14). Os Consagrados e as Consagradas no sinal do Evangelho – desde sempre peregrinos entre os povos também através do mar – vivem a sua diversidade carismática e diaconal como “bons administradores das várias graças de Deus” (1Pe 4, 10); marcados pela Luz de Cristo até ao martírio, habitam a história com a sabedoria do Evangelho, levando a Igreja a abraçar e curar todo o género humano em Cristo.
AS TRÊS ESTRELAS
Recordam a identidade da Vida Consagrada no mundo: como confessio Trinitatis, signum fraternitatis e servitium caritatis. Expressam a circularidade e a relação do amor trinitário que a Vida Consagrada procura viver todos os dias no mundo, no sinal da fraternidade. As estrelas indicam também o tríplice selo dourado com que a iconografia bizantina honra Maria, a toda Santa, primeira Discípula de Cristo, modelo e patrona de toda a Vida Consagrada.
O GLOBO POLIÉDRICO
O pequeno globo poliédrico significa o mundo com a variedade de povos e culturas, como afirma o Papa Francisco (cfr EG 236). O sopro do Espírito sustem-no e o conduz ao futuro. É convite aos Consagrados e Consagradas para que sejam “portadores do Espírito (pneumatophóroi), homens e mulheres autenticamente espirituais, capazes de em segredo fecundar a história” (VC 6).
O LEMA
Vita consecrata in Ecclesia hodie. Evangelium, Prophetia, Spes
O lema dá relevo à identidade e horizontes, experiência e ideais, graça e caminho que a Vida Consagrada viveu e continua a viver na Igreja como Povo de Deus, no peregrinar das pessoas e das culturas, rumo ao futuro.
Evangelium: indica a norma fundamental da Vida Consagrada que é “o seguimento de Cristo proposto no Evangelho” (PC 2a). Primeiro como “memória viva da forma de existir e actuar de Jesus” (VC 22), depois como sabedoria de vida à luz dos múltiplos conselhos que o Mestre propõe aos discípulos (cfr LG 42). O Evangelho da sabedoria orientadora e da alegria (EG1).
Profetia: indica o carácter profético da Vida Consagrada que se configura “como uma forma especial de participação na função profética de Cristo, comunicada pelo Espírito a todo o Povo de Deus” (VC 84). É possível falar de um autêntico ministério profético, que nasce da Palavra e se alimenta da Palavra de Deus, acolhida e vivida nas diversas circunstâncias da vida. A função explicita-se na denuncia corajosa, no anúncio de novas “visitas” de Deus e na “busca de novos caminhos para actuar o Evangelho na história, na perspectiva do Reino de Deus” (ib.).
Spes: recorda o cumprimento último do mistério cristão. Vivemos tempos de muitas incertezas e de escassez de projetos de horizonte amplo: a esperança mostra a sua fragilidade cultural e social, o horizonte é obscuro porque “parecem ter-se perdido os vestígios de Deus” (VC 85). A Vida Consagrada tem uma permanente projeção escatológica: testemunha na história que toda a esperança terá acolhimento definitivo e converte a espera “em trabalho e missão, para que o Reino se torne presente já desde agora” (VC 27). Sinal de esperança, a Vida Consagrada torna-se proximidade e misericórdia, parábola de futuro e liberdade de toda a idolatria. “Porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5) os Consagrados e as Consagradas abraçam o universo e convertem-se em memória do amor trinitário, mediadores de comunhão e de unidade, sentinelas orantes nesta onda da história, solidários com a humanidade nos seus afãs e na busca silenciosa do Espírito.
Textos de referencia
VC – Exortação Apostólica pós-Sinodal Vita Consecrata do Papa João Paulo II, 1996
EG – Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco, 2013
PC – Decreto Perfectae Caritatis do Concílio Vaticano II, 1965
DATAS SIGNIFICATIVAS (PROPOSTO EM htt p://www.CIRP.PT/)
30 de novembro de 2014 – Abertura (I Domingo do Advento)
2 de fevereiro de 2016 – Encerramento (Dia do Consagrado).
22-24 de janeiro de 2015 – Congresso Ecuménico com Consagradas/os de outras Igrejas.
8-11 de abril de 2015 – Congresso para Formadores/as.
23-26 de setembro de 2015 – Congresso para jovens formandos/as da Vida Consagrada.
18-21 de novembro de 2015 – Congresso Internacional da Vida Monástica | Encontro para membros das Sociedades de Vida Apostólica e da Ordem das Virgens.
28 de janeiro-1 de fevereiro de 2016 – Simpósio teológico sobre a Vida Consagrada.
E ainda: Corrente de Oração entre todos os Mosteiros da Vida Consagrada | Curso de formação online para contemplativas/os